Surto de varíola dos macacos na Europa leva Reino Unido a aplicar vacina

Segundo a OMS, vacinas usadas para erradicar a varíola comum são até 85% eficazes contra a varíola dos macacos.

Cognys

  • 20/05/2022
  • 0
  • 0
  • 1
Favoritar
Apesar do nome ‘varíola dos macacos’, os primatas não são apontados como a origem da doença. (Fonte: iStock)

Casos de varíola dos macacos, confirmados em diferentes lugares da Europa levaram autoridades do Reino Unido a oferecer a vacina contra varíola comum a profissionais de saúde e outros que podem ter sido expostos.

A varíola dos macacos é uma doença viral, geralmente leve, caracterizada por sintomas como febre, dores musculares e inchaço dos gânglios linfáticos. A doença leva esse nome porque foi identificada pela primeira vez em macacos. Sua transmissão se dá através do contato próximo ao vírus, geralmente passado de animais para humanos.

Até o momento, foram registrados 9 casos no Reino Unido, 14 em Portugal, 7 na Espanha, 1 na Itália e 1 na Suécia, além de 1 caso confirmado nos Estados Unidos. Existem duas cepas principais: a cepa do Congo, que é mais grave e tem até 10% de mortalidade, e a cepa da África Ocidental, com uma taxa de mortalidade de cerca de 1%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as vacinas usadas para erradicar a varíola comum são até 85% eficazes contra a varíola dos macacos.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: CNN Brasl