Farmacêutica britânica testa vacina contra câncer de próstata, ovário e pulmão

Cientistas esperam que o imunizante, projetado para tratar os três tipos de câncer, também seja funcional para os demais.

Cognys

  • 16/05/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
A vacina age atacando a survivina, proteína liberada pelas células cancerígenas. (Fonte: iStock)

A farmacêutica britânica Oxford Vacmedix, empresa fundada por cientistas da Universidade de Oxford no Reino Unido, está desenvolvendo uma pesquisa para desenvolver uma vacina contra três tipos de câncer; o câncer de próstata, o de ovário e o de pulmão. O imunizante foi desenvolvido para atacar uma proteína chamada survivina, que é liberada pelas células cancerígenas e usada para enganar as ações do sistema imunológico.

Segundo a farmacêutica, a vacina foi fabricada a partir de uma versão sintética da proteína original para ensinar o organismo a reconhecer e atacar os tumores. O imunizante está sendo testado em 35 voluntários com câncer no Reino Unido. Cada um receberá três doses do imunizante, com um intervalo de duas semanas entre elas, e serão monitorados por seis meses.

Os resultados iniciais da pesquisa mostraram-se promissores, mas os pacientes ainda precisam ser observados a longo prazo para que os pesquisadores acompanhem possíveis efeitos colaterais. A vacina foi desenvolvida inicialmente para combater especificamente três tipos de câncer, mas há a expectativa de que ela funcione para os demais.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: R7