Cartilagem do nariz pode tratar doença no joelho, aponta pesquisa

Aproveitando material descartado em cirurgias de desvio de septo, novo método pode ajudar na recuperação da osteoartrite.

Cognys

  • 19/10/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Esse novo método pode ajudar no tratamento contra a osteoartrite, aponta especialista. (Fonte: iStock)

Cientistas suíços conseguiram transformar cartilagem retirada do nariz, descartada durante cirurgias de correção do desvio do septo, em um tecido mais resistente, anti-inflamatório e com capacidade de reparar danos da cartilagem do joelho. Esse novo método pode ajudar no tratamento contra a osteoartrite - doença associada à degradação da cartilagem que pode causar dores intensas e reduzir a mobilidade do indivíduo.

Inicialmente, o tecido de cartilagem humana foi testado em vários animais pequenos (ratos e porcos-da-índia) com osteoartrite. A partir disso, os especialistas observaram que o material se manteve estável mesmo em situações de alto estresse (inflamatório e mecânico). Em uma outra etapa, eles usaram cartilagem nasal de ovelhas para desenvolver o mesmo tecido, que mostrou ser bem resistente e neutralizou as reações inflamatórias nos ovinos. 

Na última etapa do estudo, os pesquisadores realizaram testes com a nova cartilagem em dois pacientes jovens com osteoartrite severa, fase em que a prótese de articulação do joelho já é recomendada. “Após a implantação da cartilagem projetada a partir das células da cartilagem nasal dos próprios pacientes, os dois indivíduos relataram redução da dor e aumento da qualidade de vida’’, relata cientista.

Link da notícia completa, clique aqui.

COGNYS
MEDICINA
pesquisa
osteoartrite
cartilagem
joelho
nariz
fonte: Jornal do Estado de Minas