Anvisa autoriza novo tratamento para o HIV

De acordo com a bula autorizada pela Anvisa, o novo medicamento diminui a quantidade de HIV no organismo.

Cognys

  • 30/11/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
O fármaco promove o aumento na contagem de células CD4 - que desempenham um papel fundamental para manutenção de um sistema imunológico saudável. (Fonte: iStock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo fármaco voltado para o tratamento do HIV. Conforme apontam os estudiosos, o medicamento se trata de uma combinação de duas substâncias, sendo elas a lamivudina e o dolutegravir sódico, em um único comprimido. Para a agência, a aprovação significa um avanço significativo no tratamento da doença, uma vez que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais. 

Ainda de acordo com a bula autorizada pela Anvisa, o novo medicamento diminui a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível consideravelmente baixo. Além disso, o fármaco promove o aumento na contagem de células CD4 - que desempenham um papel fundamental para manutenção de um sistema imunológico saudável, ajudando no combate às infecções.

Segundo os especialistas, o novo medicamento será recomendado como um regime complemento para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1(HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando menos de 40kg, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica. 

Link da notícia completa, clique aqui.

COGNYS
MEDICINA
hiv
pesquisa
tratamento
fonte: Correio Braziliense