O crescimento da prevalência de infecções multirresistentes levou à necessidade de se conhecer a influência dos perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos (Pk/Pd) dos antimicrobianos para garantir que seja realizada uma terapia mais efetiva e racional.
Após serem observadas classes antimicrobianas e condições clínicas onde as mudanças farmacocinéticas nos pacientes eram muito relevantes (como por exemplo, sepse, queimados, fibrose cística e dialíticos) foi observada a necessidade de individualizar cada vez mais a terapia para tratar as infecções de bactérias multirresistentes.
A infusão prolongada de antibióticos veio justamente para aumentar a efetividade e segurança dessas terapias. Para aqueles que acreditavam que o padrão de 30/60 minutos de infusão em ATB é a única forma existente, confira a matéria que o Cognys preparou para para garantir efetividade e segurança no trato de pacientes por meio de antibióticos. Confira.
De forma resumida, para que um antibiótico seja considerado “efetivo” é necessário que tenha três características. São elas:
Em geral, existem dois tipos de comportamentos de tempo-dependentes e concentração (dose)-dependentes (PK/PD) dos antimicrobianos.
Os tempos-dependentes são os antimicrobianos que se tornam mais efetivos à medida que o tempo de ligação ao patógeno aumenta. Ou seja, quanto mais acima do MIC do microrganismo dentro do intervalo de dose a concentração sérica fica.
Exemplo: beta-lactâmicos
Os concentração-dependentes são os antimicrobianos em que as altas concentrações no sítio de ligação ao patógeno potencializam seu efeito. Ou seja, quanto maior a sua concentração sérica em relação ao MIC do microorganismo, melhor.
Ex: Aminoglicosídeos
A infusão intermitente é aquela onde o medicamento geralmente é administrado entre o período de 15-60 minutos. Já na infusão prolongada, é possível aumentar esse tempo de infusão com um dos dois objetivos: evitar efeitos adversos ao tratamento ou aumentar a sua efetividade.
Desta forma, a infusão estendida de alguns antibióticos, como é o caso dos beta-lactâmicos, permite uma redução no tempo de tratamento e uma recuperação mais rápida do paciente.
Já no caso de outros antimicrobianos, como é o caso da Vancomicina e Anfotericina, têm sua infusão prolongada com o objetivo de evitar efeitos adversos.
Para facilitar o acesso a informações sobre medicamentos e sua utilização, o Cognys Meds, a ferramenta de suporte à decisão clínica, entrega um potente conjunto de ferramentas. Dentre elas estão a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), onde as informações podem ser encontradas, além de toda relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso e o Bulário Cognys, sempre aliadas ao painel de interações medicamentosas.
Desenvolvida com tecnologia IBM Micromedex, o conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds trará um ganho de produtividade para o profissional e maior segurança para o paciente. Desta forma, os benefícios do produto vão afetar diretamente na qualidade do atendimento do paciente e na performance do farmacêutico em atuação.
Para saber mais sobre o Cognys Meds, acesse o site.
O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.