O tromboembolismo venoso (TEV) inclui as tromboses venosas profundas e a embolia pulmonar, e pode ser considerada como uma das complicações mais frequentes e preveníveis observadas durante a internação hospitalar. A prevalência do tromboembolismo venoso na ausência de profilaxia é elevada em diversos contextos, independente de serem clínicos ou cirúrgicos.
Para auxiliar no tratamento, foram desenvolvidos escores para avaliação de risco de TEV em pacientes hospitalizados. A partir disso, conheça as principais informações sobre a utilização de escalas que auxiliam na avaliação, através de uma análise sistematizada sobre fatores de risco para pacientes clínicos e cirúrgicos.
Todo paciente hospitalizado deve ter seu risco para o tromboembolismo venoso (TEV) avaliado, e receber as medidas preventivas correspondentes (profilaxia química ou mecânica). Assim sendo, escores de predição de risco para TEV auxiliam a equipe na tomada de decisão para pacientes.
Nesse contexto, destacam-se dois escores principais: O Escore de Pádua, voltado para pacientes clínicos e o Escore de Caprini, no caso de pacientes cirúrgicos. Conheça as especificidades de cada um deles:
Voltado para pacientes cirúrgicos, como dito anteriormente, o Escore de Caprini é utilizado para realizar a estratificação do risco de desenvolvimento de TEV no contexto pré-operatório. Confira.
0-4: Baixo risco
5-8: Risco moderado
≥ 9: Alto risco
1 ponto
Idade 41-60 anos
Cirurgia maior prévia (<1 m)
Cirurgia menor
DII (Doença Inflamatória Intestinal)
DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
Edema de MMII (membros inferiores)
Gravidez e pós-parto (<1 m)
Hormônio
IAM (Infarto Agudo do Miocárdio)
ICC (Insuficiência Cardíaca)
Obesidade
Perda fetal/aborto
Restrição ao leito
Sepse (<1 m)
Varizes
Outros
2 pontos
Idade 61-74 anos
Artroscopia
Câncer
Cateter venoso central
Cirurgia maior (>45 min)
Imobilização gessada
Laparoscopia (>45 min)
Restrição ao leito (>72h)
3 pontos
Idade ≥ 75 anos
Anticoagulante lúpico
Anticorpos anticardiolipina
Fator V de Leiden
História familiar de TEV
História prévia de TEV
Homocisteína elevada
Protrombina 20210A
TIH (Trombocitopenia induzida por heparina)
Outro
5 pontos
AVC (<1 m)
Artroplastia
Fratura de quadril/pelve
Politrauma
TRM (Trauma Raquimedular)
Risco alto de TEV se ≥ 4 pontos
Características dos pacientes
Escore 3
Câncer em atividade*
História prévia de TEV (excluindo-se trombose venosa superficial)
Mobilidade reduzida**
Trombofilia conhecida***
Escore 2
Trauma ou cirurgia recente (último mês)
Escore 1
Idade avançada (≥ 70 anos)
Insuficiência cardíaca e/ou respiratória
Infecções e/ou doenças reumatológicas
Infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral
Obesidade (IMC ≥ 30)
Terapia hormonal atual
*No paciente com metástases locais ou distantes e/ou no submetido a radioterapia ou quimioterapia nos últimos 6 meses.
**Paciente em repouso (por limitação ou por ordem médica), com uso de banheiro liberado por pelo menos 3 dias.
***Paciente portador de defeitos de antitrombina, proteína C ou S, mutação de fator de Leiden, de protrombina G20210A, síndrome antifolípides.
Embora a utilização dos escores seja destinada à facilitação do atendimento aos pacientes no dia a dia, existem desafios na sua prática. São eles:
Para facilitar o acesso a informações sobre medicamentos e sua utilização, o Cognys Meds, a ferramenta de suporte à decisão clínica, entrega um potente conjunto de ferramentas. Dentre elas estão a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), onde as informações podem ser encontradas, além de toda relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso e o Bulário Cognys, sempre aliadas ao painel de interações medicamentosas.
Desenvolvida com tecnologia IBM Micromedex, o conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds trará um ganho de produtividade para o profissional e maior segurança para o paciente. Desta forma, os benefícios do produto vão afetar diretamente na qualidade do atendimento do paciente e na performance do farmacêutico em atuação.
Para saber mais sobre o Cognys Meds, acesse o site.
O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.